Tráfego orgânico e tráfego pago

Tráfego orgânico vs Tráfego Pago: uma comparação que te vai ajudar

O tráfego orgânico e o tráfego pago aparecem em algumas publicações como duas alternativas, duas estratégias, duas formas de se angariarem visitas para o website / blogue e, consequentemente, vendas. Mas será mesmo assim? Serão duas estratégias separadas, diferentes e incompatíveis? Vamos analisá-las em detalhe.

O tráfego orgânico representa as visitas ao website ou blogue oriundas de fontes pelas quais a empresa não pagou para ter o seu conteúdo exibido. É o caso de acessos diretos ao website, posts nas redes sociais, pesquisa do Google, visitas vindas de partilhas feitos por fãs, visitas vindas de cliques no email, entre outros.

O tráfego pago, em oposição ao tráfego orgânico, representa as visitas ao website ou blogue geradas através de meios pagos, como anúncios e publicações patrocinadas no Google Ads ou no Facebook Ads, por exemplo.

Características do tráfego orgânico
Características do tráfego orgânico

3 vantagens do tráfego orgânico

  • não possui um custo direto: resulta de acessos diretos ao site, de cliques em posts nas redes sociais que remetem para uma página do site ou resulta de pesquisas no Google (através de palavras-chave) que apresentam alguma página do website nos seus resultados de pesquisa.
  • se se trabalhar bem o SEO (Search Engine Optimization – optimização para os motores de busca) e, consequentemente – já que está intimamente relacionado -, se se trabalhar bem o marketing de conteúdos, é possível atingir as primeiras posições da SERP (Search Engine Results Page – página de resultados de pesquisa do Google). De acordo com um artigo da Business & Community, a 1.ª posição na SERP angaria 20,5% de tráfego; 13,32% e 13,42% é o tráfego orgânico angariado pela 2ª e 3.ª posição, respectivamente.
  • ainda de acordo com o mesmo artigo, o tráfego orgânico está a crescer e alcançou 53% em 2020, enquanto o tráfego pago atingiu apenas 15%. Para além disso, as conversões são maiores no tráfego orgânico.

3 desvantagens do tráfego orgânico

  • os resultados para a obtenção de tráfego são normalmente demorados.
  • o alcance das publicações orgânicas é baixo. Por exemplo, se não foram patrocinados, os posts na maioria das redes sociais têm um alcance menor que 5%. Ou seja, a cada 100 pessoas que segue a tua Página ou conta, apenas 5 recebe os teus conteúdos no seu feed… dessas 5, quantas irão interagir? Significa isto que, se a tua estratégia se basear apenas no SEO e Marketing de Conteúdos, o teu alcance vai ser muito baixo.
  • quando a base da estratégia de marketing digital é o marketing de conteúdos, há que dedicar muito tempo (e, muitas vezes, recursos financeiros, se se adjudicar esse serviço a uma agência ou freelancer) a essa tarefa. A criação de conteúdos optimizados para SEO implica o domínio de várias competências, nomeadamente as técnicas de SEO, escrita e criatividade.
Características do tráfego pago
Características do tráfego pago

3 vantagens do tráfego pago

  • os resultados são imediatos: assim que ativamos campanhas de publicidade online com o objetivo de gerar tráfego para o nosso website / blogue (Google Ads, Facebook Ads, etc), de imediato o tráfego aumenta. [Aconselho-te a instalares o Google Analytics no teu website para que possas monitorizar o tráfego e a respectiva origem].
  • permite um enorme alcance das publicações, de certa forma rentabilizando os recursos (tempo e dinheiro) investidos na criação de conteúdos (para blogue, redes sociais, etc).
  • as campanhas pagas em marketing digital permitem uma enorme segmentação e monitorização, pelo que o ROI (return on investment – retorno sobre o investimento) é usualmente mais elevado; se compararmos com os meios tradicionais, as campanhas online são mais baratas e não existem valores mínimos de investimento (o mesmo não se passa para investirmos em TV, rádio ou outdoors, por exemplo, meios nos quais só a produção dos anúncios tem logo um custo elevado, ao qual acresce o custo por veiculação dos mesmos nesses meios de comunicação).

3 desvantagens do tráfego pago

  • Para se manter o tráfego constante, há que manter as campanhas publicitárias sempre ativas. Logo que paramos as campanhas, o tráfego desce drasticamente.
  • A longo prazo, as leads são mais caras com o tráfego pago do que com o tráfego orgânico, pois só acontecem enquanto há investimento. Com o tráfego orgânico, podemos ter leads até de conteúdos antigos (nomeadamente, artigos do blogue, que têm online uma duração maior do que outro tipo de conteúdos).
  • O tráfego pago não traz quaisquer benefícios de SEO; ou seja, não existem benefícios quanto ao posicionamento na SERP por termos muito tráfego oriundo de uma campanha publicitária. Em contrapartida, o tráfego orgânico ajuda a posicionar a página na SERP.
Como escolher entre tráfego pago e tráfego orgânico?
Como escolher e/ou conjugar o tráfego pago e o tráfego orgânico?

Na minha opinião, a resposta ideal só pode ser uma: TENS QUE CONJUGAR OS 2 TIPOS DE TRÁFEGO, JÁ QUE AMBOS SE COMPLEMENTAM. Ou seja, precisas ter uma estratégia de conteúdos que te angarie notoriedade, autoridade e leads a longo prazo; e precisas investir em publicidade online que te permita resultados imediatos e maior alcance das tuas publicações.

Para tornar mais claras as características de cada um destes dois tipos de tráfego, preparei este infográfico para ti:

Infográfico com características do tráfego orgânico e do tráfego pago
Infográfico com características do tráfego orgânico e do tráfego pago

Ficaste com dúvidas? Deixa as tuas perguntas nos comentários!

Comments

  1. Antonio Marques

    Gostei muito do seu texto, somente para complementar tem um programa chamado PCG Programa Classificados Grátis, esse programa é um agregador de sites de classificados que tem cadastrados mais de 340 sites de classificados grátis, usando esse programa você pode anunciar automaticamente nesses sites, vale muito a pena usar ele agiliza muito o trabalho além de te dar uma lista que sempre é atualizada com novos sites, com esse programa você consegue gerar trafego orgânico e assim receber visitas dos buscadores como o Google e outros, eu sempre usei esse programa para anunciar e faço vendas praticamente usando só ele. Fica ai a dica… Seu texto me ajudou muito, abraços e sucesso…

Add A Comment