Facebook Ads e Business Manager: a relação inevitável que vamos hoje descomplicar!

Business Manager (= Gestor de Negócios): para que serve?

Noutro artigo, expliquei as vantagens e desvantagens do tráfego orgânico e do tráfego pago. Sendo de extrema relevância o incremento do tráfego pago, há que saber gerá-lo com a maior eficiência e produtividade. E é por isso que venho hoje falar no Business Manager.

Quando se fala de anúncios no Facebook e no Instagram, mais cedo ou mais tarde, fala-se em Business Manager (ou Gestor de Negócios do Facebook). As plataformas têm uma relação que, perceberás, acaba por ser inevitável. A plataforma Business Manager foi criada sobretudo para que o trabalho das agências e freelancers seja facilitado mas, mesmo que não seja o teu caso (ou seja, mesmo que apenas faças a gestão do teu negócio), depois de leres este artigo compreenderás que o Business Manager também deverá ser usado por ti. Ou seja, a grande vantagem desta ferramenta é o facto de, num só local, ser possível gerir várias contas de anúncios, várias Páginas de Facebook e várias contas de Instagram. Mas, olhando a ferramenta pela perspetiva de quem possui o negócio e pretende ceder o acesso das suas Páginas e contas de anúncios a terceiros (ex: freelancer ou agência), torna-se igualmente útil.

Mesmo que consideres que em breve não irás de certeza delegar a gestão das tuas Páginas ou dos teus anúncios a alguém (e, por isso, consideres que o Business Manager não é para ti), deixa-me elencar aqui algumas vantagens em utilizares esta plataforma:

  • se fizeres a gestão dos teus anúncios a partir do teu perfil, mesmo que possuas várias Páginas de negócios diferentes, terás que usar sempre a mesma conta de anúncios; não só vai ser muito confuso fazer a gestão e a análise das campanhas dessa forma, como terás todas as faturas relacionadas a apenas um NIF;
  • o Business Manager permite-te criar várias contas de anúncios para o mesmo negócio pelo que, se uma conta de anúncios for bloqueada (algo que infelizmente pode acontecer e ocasionalmente as contas bloqueadas não são recuperadas), podes usar as outras contas de anúncios e usar os públicos e os pixeis que criaste (estes temas – públicos e pixeis – serão abordados noutro artigo);
  • o Business Manager facilita muito a criação de novos acessos (pessoas com diferentes cargos e níveis de acesso às tuas contas).

Se vais começar a fazer a anúncios, começa bem! Por isso, continua a leitura deste artigo.

A definição de Business Manager do Facebook é a seguinte:

Business Manager allows advertisers to manage their marketing efforts in one place and share access to assets across their team, partner agencies and vendors.

Simplificando, o Business Manager serve para:

  • Gerir anúncios
  • Gerir Páginas
  • Se és o cliente, para te conectares com agências ou freelancers
  • Se és agência ou freelancer, para te conectares com clientes
  • Configuração de pixeis
  • Criação de públicos personalizados
  • Ajustar janelas de atribuição
  • Gerir a faturação
  • Gerir eventos
  • Criar catálogos de produtos
As várias funcionalidades do Business Manager
As várias funcionalidades do Business Manager

Business Manager: como configurar?

Clica em https://business.facebook.com/ para criares a tua conta no Business Manager.

Criar uma conta nova no Business Manager

Depois, tens que fazer login com os teus dados de acesso ao Facebook:

Fazer login com os dados de acesso ao Facebook

Depois, cria a tua conta no Facebook Business Manager, colocando o nome do teu negócio. Esse nome estará visível em todas as contas de anúncios e sempre que peça acesso a Páginas; deverá fazer sentido.

O nome do teu negócio

Em seguida, cria o teu perfil, colocando o nome e o email comercial.

Nome e email

No passo seguinte, o Facebook pede-te algumas informações sobre o teu negócio, nomeadamente o país, morada e a finalidade da criação do gestor de negócios; ou seja, se pretendes utilizar o Business Manager para promover os teus próprios produtos/serviços ou prestar serviços a outras empresas. Configura essas informações, para conseguires criar a tua conta. Em seguida, és direcionado para a homepage do Business Manager.

Homepage do Business Manager

Na roldana em cima, à direita, podes visualizar e editar as configurações da tua conta: é a partir dessa página que organizas as tuas contas, Páginas, meios de pagamentos e notificações.

Settings (configurações do negócio)

Como aceder às diferentes funcionalidades do teu Business Manager?

Clica nos pontinhos em cima, à esquerda, e seleciona Business Settings:

Business settings

Se estás a aceder pela primeira vez ao Business Manager, verás um ecrã como este: poderás adicionar contas de anúncios, pedir acesso a contas de anúncios, criar contas de anúncios, conectar as tuas Páginas ao Business Manager, pedir acesso a Páginas de terceiros, criar novas Páginas, adicionar pessoas (com cargos de administrador ou com outros cargos).

Contas de anúncios, Páginas e Pessoas: gerir

Se já configuraste uma conta de anúncios ou adicionaste uma Página de Facebook à tua conta do Business Manager, verás um ecrã semelhante a este:

Business Settings: pessoas, Páginas, contas de Instagram, contas de anúncios.

Como certamente já compreendeste, a criação de contas de anúncios vai permitir-te fazer a gestão das tuas campanhas de Facebook e Instagram Ads a partir daqui. No próximo artigo, vou explicar como criar as contas de anúncios, como adicionar pessoas e como adicionar Páginas de Facebook e contas de Instagram. O teu desafio hoje é criares a tua conta no Business Manager! Vamos a isso? Deixa nos comentários o teu feedback: criaste a tua conta? Estás pronto para os próximos artigos que te vão explicar, passo a passo, como configurar a conta de anúncios, atribuir cargos e atribuir Páginas? Partilha comigo!

Add A Comment