Significados das cores

A psicologia das cores no marketing: como usar?

A Psicologia das Cores estuda a forma como o nosso cérebro identifica as cores e que associações emocionais faz com elas.

Que sentimentos, desejos ou mudanças emocionais pode uma cor despoletar em nós? É a essa pergunta que responde a Psicologia das Cores. Ora, se possuis uma marca ou negócio, é fundamental que compreendas o significado que as cores possuem, que emoções ou associações despertam em quem as vê, para que decidas que paleta de cores vais usar para o teu logótipo e para as restantes peças de comunicação. Ou seja, para o marketing digital (ou para o marketing tradicional), as cores têm uma grande importância.

Nesta imagem abaixo, da autoria de Neil Patel, podes perceber o significado que as cores possuem e que são amplamente usados no design nas marcas:

O significado das cores
Significado das cores

Tendo por base essa teoria, a comunidade We Do Logos desenvolveu um infográfico que mostra a aplicação da psicologia das cores a alguns logótipos amplamente conhecidos:

A aplicação da psicologia das cores ao design de logótipos
A psicologia das cores aplicada aos logótipos

O significado das cores resumido em imagens

A editora de vídeo Lídia Seara criou um vídeo no qual percebemos claramente como a escolha das cores afeta as nossas emoções e associações:

Quando se diz que ‘uma imagem vale mais do que 1000 palavras’, pode não ser totalmente verdade; porém, o que é facto é que uma imagem desperta reações imediatas (conforme comprovamos neste vídeo acima), enquanto um texto exige que haja envolvimento e predisposição para a leitura para que possa gerar efeitos na audiência. Para além disso, as cores podem ajudar a identificar:

  • o propósito da marca
  • o público-alvo
  • o preço esperado dos produtos e/ou serviços da marca
  • a área de atuação

O que fazer quando duas cores têm significados divergentes ou sem relação?

O azul significa poder e segurança; o rosa significa criatividade e gratidão; o preto pode ser associado a morte e a luxo ou sofisticação. Várias cores têm significados que podem não ter uma relação direta. Então, como podes certificar-te que estás a transmitir o significado que pretendes quando usas uma determinada cor na tua comunicação?

A resposta é simples, mas exige sensibilidade: é preciso ofereceres contexto ao teu cliente.

Neil Patel

Significa isto que outros elementos gráficos devem reforçar o significado da cor que estás a usar. Vê o exemplo abaixo – 3 imagens que usam o vermelho, mas que pretendem comunicar uma emoção diferente (raiva, liderança e energia, 3 dos significados dessa cor):

Raiva, um dos significados da cor vermelha
Raiva, um dos significados da cor vermelha
Liderança, outro dos significados da cor vermelha
Liderança, outro dos significados da cor vermelha
Energia, também um significado possível para esta cor
Energia, também um significado possível para esta cor

Faz o teste!

Neste site, podes responder a 7 perguntas para tentares descobrir qual é a melhor cor para a tua marca. Responderás a questões relacionadas com o teu público-alvo, o teu produto / serviço e que sensações pretendes gerar nos teus clientes.

Faz o teste e descobre qual a cor mais indicada para o teu negócio
Faz o teste e descobre qual a cor mais indicada para o teu negócio

Se estás indeciso entre algumas opções de cores, este teste pode ajudar-te a decidir. Este teste baseia-se em dados de artigos e estudos acerca da psicologia das cores aplicada ao marketing. Nas palavras de quem desenvolveu a ferramenta, «embora seja difícil determinar com exatidão como uma cor vai afetar a tua marca, é possível filtrarmos alguns dados para reduzirmos as opções em cima da mesa.»

Algumas ferramentas para criares a tua paleta de cores

Deixo-te uma lista de 3 ferramentas que podem ser muito úteis para que cries a tua paleta de cores:

  • Adobe Kuler: fornece paletas prontas e uma ferramenta completa para criares até 5 variações. Podes usar composições análogas, monocromáticas, tríades, complementares, compostas, variações tonais ou personalizadas.
Adobe Kuler
Adobe Kuler
  • Colourco.de: este site ajuda a encontrar as cores que queremos e dá-nos de imediato o código RGB
ColourCo.de
ColourCo.de
  • Eye Dropper: trata-se de uma extensão do Chrome que te permite escolher qualquer cor do ecrã e saber qual o respetivo código.
Eye Dropperhttps://chrome.google.com/webstore/detail/eye-dropper/hmdcmlfkchdmnmnmheododdhjedfccka

Queres partilhar nos comentários ao artigo quais são as cores da tua marca?

Comments

Add A Comment