WhatsApp versus Telegram: qual a melhor opção para os negócios?

Quais as principais diferenças entre o WhatsApp e o Telegram? E porque estão tantas pessoas a deixar o primeiro para passar a usar o segundo? Ora, se utilizas o WhatsApp, é provável que, nos últimos dias, tenhas recebido um aviso para que aceites os novos termos e condições. Esses novos termos entram em vigor a partir de 8 de Fevereiro e têm levado algumas pessoas a equacionar a mudança para outras apps de conversação, como por exemplo o Telegram.

O que vai mudar no WhatsApp?

Desde 2016, que o WhatsApp partilhava metadados e informação dos utilizadores do WhatsApp com o Facebook; porém, nessa alura, os utilizadores da app tiveram 30 dias para recusar essa partilha. Ora, a partir de 8 de Fevereiro, deixa de existir essa possibilidade de recusa de partilha de dados.

Que dados partilha o WhatsApp com o Facebook?

Conforme se pode ler aqui, «O que o WhatsApp partilha com o Facebook são metadados dos utilizadores, não os seus dados. O WhatsApp é uma aplicação que oferece encriptação de ponta-a-ponta em todos os tipos de comunicações – chat, chamada, vídeochamada. Isso significa que nem o WhatsApp, nem o Facebook, nem uma autoridade política ou policial conseguirá ter acesso às mensagens que trocas e às tuas outras comunicações. Assim, se, por exemplo, estiveres a falar sobre rebuçados no WhatsApp com um amigo, não te vão aparecer anúncios no Facebook sobre rebuçados – se aparecer, será uma grande coincidência. O Facebook quer tornar todas as suas aplicações de chat encriptadas de ponta-a-ponta, como o WhatsApp é actualmente – isso inclui o Messenger –, porque o seu modelo de negócio não envolve monitorizar o que os utilizadores escrevem em privado.»

Ou seja, o que é partilhado são características do teu comportamento, como por exemplo, quanto tempo usas o WhatsApp, em que equipamento, etc.

E o Telegram? Quais as diferenças face ao WhatsApp?…

Tweet Telegram Brasil
Sobretudo por falta de informação, muitas pessoas estão a abandonar o WhatsApp e
a aderir ao Telegram

Para as marcas, empresas e negócios, o Telegram pode ser uma melhor opção do que o WhatsApp?

De facto, ainda antes desta ‘migração’ que se tem verificado nos últimos dias do WhatsApp para o Telegram, já várias marcas tinham aderido e tinham criado os seus canais. A possibilidade de criação de canais no Telegram é uma enorme vantagem face ao WhatsApp, pois possui características verdadeiramente interessantes para quem quer divulgar a sua mensagem através de uma app de conversação.

Em 3 dias, o Telegram angariou mais 25 milhões de utilizadores
Em 3 dias, o Telegram angariou mais 25 milhões de utilizadores

Vejamos: a principal funcionalidade para empresas no WhatsApp são as listas de transmissão e/ou os Grupos; no Telegram, para além dos Grupos, existem os canais. Este último formato é adoptado por muitas marcas, já que possui claras vantagens face às listas de transmissão do WhatsApp. Vê no infográfico abaixo as principais diferenças entre os Canais do Telegram e as listas de transmissão do WhatsApp:

Principais diferenças entre Canais de Telegram e
Listas de Transmissão do WhatsApp

Criei o Canal ‘Mktg Digital Descomplicado by Eunice Guerreiro’ no Telegram! Queres seguir-me?

O link para subscreveres o meu canal é https://t.me/mktgdigitaldescomplicado_euniceg!

Canal Telegram Eunice Guerreiro
Subscreve o meu canal de Telegram para estares sempre ao
corrente das novidades do Marketing Digital

Add A Comment